Remuneração é um assunto que devemos procurar saber, pois diz respeito ao contrato profissional. Neste tópico você irá conferir como funciona os valores descontados do nosso salário, como e porquê.


Venha comigo!!



 Remuneração é o valor pago a um funcionário por um serviço prestado. No dicionário Aurélio significa recompensar, premiar. Assim podemos dizer que é uma recompensa por prestar algum serviço, seja ela manual ou intelectual.


   Salario é uma forma de retribuir o serviço prestado por um empregado em decorrência ao um contrato de trabalho. A forma de pagamento varia pelas horas trabalhadas pelo empregado a disposição do patrão.


   Já a remuneração e a soma do pagamento feito direto pelo remunerador, ou seja, recebe por terceiros. Um exemplo de remuneração que acontece no dia-a-dia e a gorjeta.


Adicionais: Hora extra:

  A jornada de trabalho normal de um empregado, podem ser adicionadas horas extras. Os empregados cuja trabalha em regime de prorrogação de horário. Sendo que a jornada pode ser apenas prorrogada por 2 horas diárias, 10 horas semanais, 40 horas mensais.

   O horário noturno, compreendido das 22h às 05h e considerado um trabalho com adicionais a mais, sendo hora extra noturno entre (50%, 60% ou 100%) e o da hora noturna (20%).


  Empregados que trabalham em condições prejudiciais para a sua saúde, assegura o empregado a percentuais a mais em seu salário.
·         10% do salário para grau mínimo
·         20% do salário para grau médio
·         40% do salário para o grau máximo

  
   Profissionais que trabalham com líquidos inflamáveis ou explosivo e em condições de risco que trazem perigo para a vida do empregado tem o adicional de periculosidade que e correspondido a 30% do salário do empregado.

  
  Abono é um benefício, geralmente monetário. Pode-se abonar o dia faltado por um empregado sem que isso o prejudique descontando parte do seu salário.


  A gratificação e paga ao um empregado de forma que seja o agradecimento ou reconhecimento por um trabalho realizado ou uma meta alcançada.
 

  Prêmios e comissões para os empregados em meses do ano, destacam-se aqueles que bateram meta, foram o funcionário do mês etc.

  
  Segundo ensinamentos de Mauricio Godinho Delgado, utilidade é todo bem do qual o empregado possa servir-se quando fornecido pelo empregador. No entanto, o salário não pode ser pago totalmente em utilidades. Assim, pelo menos 30% do salário deverá ser pago em dinheiro.
  
  
  A gorjeta não é listada no contrato de trabalho, pois é efetuada por terceiros. Um exemplo de gorjeta e um garçom, que serve uma mesa e quando e efetuado o pagamento o Senhor ou Senhora efetua essa gorjeta ao próprio garçom.


  As diárias constituem valores fixos pagos pelo empregador ao obreiro que efetua despesas necessárias e indispensáveis (hospedagem, alimentação e transporte) à execução do contrato de trabalho, por cada dia de ausência da sede do estabelecimento ao qual esteja vinculado, sem a necessidade de prestação de contas.


Prazos e formas para pagamento, recibo/holerite do pagamento

   O pagamento do Salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês.
Pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão
ou recibo de quitação deverá ser efetuado até:


·         O 1º dia útil imediato ao término do contrato; ou
o 10º dia, contado da data da notificação da demissão

    
  O sistema de remuneração é parte da política de recursos humanos de uma organização e precisa estar adequado aos seus objetivos estratégicos. Além de ser uma das ferramentas relacionadas a Gestão de Pessoas está baseado em competências organizacionais, comportamentais e técnicas. Segundo essa perspectiva “As políticas de RH referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros e por intermédio deles atingir os objetivos organizacionais, permitindo condições para o alcance de objetivos individuais”. É o conjunto de instrumentos que constituem a contrapartida da contribuição prestada pelos empregados aos resultados do negócio.
  

    Diversas empresas como forma de motivar seus empregados, criando uma ‘’disputa’’ em meta de vendas ou algo do tipo, dá uma premiação para o que se destaca entre todos. A premiação pode variar em aumento do salário como recompensa pelo esforço, em até uma viagem de premiação ou uma promoção de cargo
  

  A satisfação do funcionário vem de diversos fatores, como por exemplo: fatores sociais, econômicos, de satisfação profissional até as satisfações mais primárias como a saúde. “Incentivar é sempre importante. Em uma recessão, porém, não é apenas importante: é fundamental”, afirma Maria Cristina Ortiz, docente da Business School São Paulo (BSP). “Se não houver uma equipe engajada, você perde também a única forma viável de sair de uma crise econômica. ”
Espero que tenha entendido, duvidas e sugestões comente aqui embaixo. Curta nosso trabalho.

Obrigado!


Autor: Juan Henrique


5 Comentários